domingo, 14 de novembro de 2010

Computador ( Burótica & Informática )

BURÓTICA

         Burótica é o conjunto de meios e métodos aplicados às actividades de escritório que tratam informaticamente informações escritas, visuais ou sonoras. O termo “burótica” apareceu pela primeira vez em 1976 (como tradução da expressão inglesa "Office automation" ), num discurso de Louis Naugès, intitulado “Os sistemas numéricos de informação ”. Oficialmente, começou a fazer parte da língua francesa, por deliberação da Comissão de Terminologia Informática, a 22 de Dezembro de 1991.
O objectivo da burótica é fornecer elementos que simplifiquem, melhorem e automatizem a organização das actividades de uma empresa ou grupo de pessoas (gestão de dados administrativos, sincronização de reuniões, etc).
        Já que a organização de uma empresa hoje depende cada vez mais da comunicação, a burótica não pode significar uma simples tomada de notas manuscritas, mas sim compreender as seguintes actividades :
   -troca de informações
   -gestão de documentos administrativos
   -manipulação de dados numéricos
   -planificação e gestão de agenda
   -processamento de texto
   -uma tabela de cálculo
   -instrumento de apresentação (power point)
   -uma base de dados
   -agenda

As principais sequências buróticas são:
   -AppleWorks
   -Corel WordPerfect
   -IBM/Lotus SmartSuite
   -Microsoft Office
   -Sun StarOffice
   -OpenOffice ("software" livre)


 


INFORMÁTICA

         Informática é o termo usado para se descrever o conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelagem dos problemas.
O termo informática, sendo dicionarizado com o mesmo significado amplo nos dois lados do Atlântico , assume em Portugal o sentido sinônimo de ciência da computação enquanto que no Brasil é habitualmente usado para referir especificamente o processo de tratamento da informação por meio de máquinas eletrônicas definidas como computadores.


Origem da palavra “informática”

         A palavra Informática é derivada de duas outras palavras associadas a ela, a primeira é informação e a segunda é automática. Essas palavras definem os principais objetivos que foram atingidos pelos computadores, a necessidade de se obter e fazer o tratamento da informação de forma automática, fez com que surgisse justamente esta palavra. O meio mais comum da utilização de informática são os computadores, que tratam informações de maneira automática. Informática é a informação automática de dados.
         Deve-se a origem da palavra “informática” a Philippe Dreyfus, antigo director do Centro Nacional de Cálculo Electrónico de Bull nos anos 50, que, em 1962, utilizou pela a primeira vez este termo na designação da sua empresa “Sociedade de Informática Aplicada” (SIA). Na medida em que Philippe DREYFUS absteve-se (conscientemente?) de depositar o termo “informático” como marca, a Academia Francesa adoptou este termo em 1967 a fim de designar mais exactamente “a ciência do tratamento da informação” ou “a Ciência do tratamento racional, nomeadamente por máquinas automáticas, da informação considerada como o suporte dos conhecimentos humanos e das comunicações nos domínios técnicos, económicos e sociais”.
         Em Julho de 1968, a palavra era retomada no discurso de um ministro alemão, o Sr. Stoltenberg, sob a forma germanizada “informatik”. Palavra puxa palavra, a expressão espalhou-se rapidamente em vários países da Europa:
“informática” em Espanha e Portugal,
“informatica” em Holanda e Itália,
“informatikk” em Noruega,
“informatika” Hungria, em Rússia e Eslováquia.
Os anglo-saxões e americanos preferem-lhe geralmente o termo “computer science” (“ciência dos computadores”) mas o termo “informatics” é às vezes usado na Grã-Bretanha.
O termo informático é por conseguinte um termo genérico que designa uma pessoa cujo trabalho está em grande parte ligado à informática.


Sem comentários:

Enviar um comentário