domingo, 14 de novembro de 2010

EVOLUÇÃO HISTÓRICA

Dispositivos Eletromecânicos
 (1880 a 1930)


    Com a criação dos motores elétricos no fim do século XIX, uma nova classe de máquinas de calcular foram criadas : as máquinas calcular eléctricas. Neste tipo de equipamento a lógica e o controlo continuavam iguais às máquinas de calcular puramente mecânicas, mas um motor elétrico era o responsável por girar as engrenagens para a obtenção dos resultados.

Máquina de Hollerith – Em 1889 o americano Herman Hollerith criou uma máquina que
contava, classificava e ordenava as informações, utilizando cartões perfurados e um processo
de tabulação. Essa máquina utilizou pela primeira vez motores elétricos no processo de separação dos cartões perfurados.





Máquina de Zuze – Em 1935 o engenheiro alemão Konrad Zuze inventou uma calculadora eletromecânica que utilizava relés (chaves binárias) no lugar das engrenagens mecânicas e
lia as informações de uma fita de papel perfurada. Z1 (1936) – Primeira máquina profissional de Zuze – Usava um teclado como entrada de dados e um conjunto de lâmpadas como saída. Z3 (1941) – Utilizava relés e controles por programa armazenado. Z4 – Usado pelos alemães nos projetos de aviões na segunda guerra mundial.




Computador de Aiken – Em 1941 o cientista Howard Aiken concluiu seu Mark I para a
marinha americana, este computador era baseado na máquina analítica de Babage e utilizava
computadores eletromecânicos. 
O grande problema dos dispositivos mecânicos e eletromecânicos é o desgaste das suas partes móveis, além disso, no caso dos computadores onde temos contactos eléctricos que se chocam e afastam -se constantemente, esses contactos vão estragando-se com o uso. Outro factor que impediu a tecnologia dos computadores de ter grande eficiência foi a limitação da velocidade de chaveamento dos seus contactos .


   Dispositivos Electrónicos


De acordo com a tecnologia utilizada, separamos a evolução dos computadores em 4 gerações, desde os equipamentos que utilizam válvulas eletrônicas até os computadores actuais com um alto grau de integração (VLSI) e miniaturização dos componentes que formam o sistema computador.


“Máquina de Turing” - Descrição matemática feita pelo inglês Alan Turing em 1937 de um dispositivo de uso geral onde um conjunto de símbolos (alfabeto), estados e ações poderiam representar qualquer “função de computação”. Essa teoria é utilizada até hoje para descrever
certos elementos de computação como estruturas de dados especiais, comunicação entre
componentes de protocolos em redes de computadores, etc.


Máquina calculadora da Atanasoff – Criada em 1939, essa máquina era utilizada p/ executar cálculos sobre sistemas lineares.


Computador de Turing (Colossus) – Criado em 1943 para o exército inglês, foi utilizado para quebra de códigos durante a segunda guerra mundial.


ENIAC – Finalizado em 1946, este computador projetado por John Mauchly e John P. Eckert contava com programação geral, 17000 válvulas, 800km de cabos e pesava 30 toneladas. Ele deveria atuar durante a segunda guerra mundial mas não conseguiu ser finalizado a tempo, apesar disso foi utilizado até 1955.

Sem comentários:

Enviar um comentário