domingo, 14 de novembro de 2010

Memórias

MEMÓRIA CACHE

    O processador é muito mais rápido do que a memória RAM. Isso faz com que fique subutilizado quando envia muitos dados. Durante grande parte do tempo não processa nada, só espera que a memória fique pronta para enviar novamente os dados.
Para fazer com que o processador não fique subutilizado quando envia muitos dados para a RAM, foi colocada uma memória mais rápida, chamada de CACHE, do tipo SRAM (Static Random Access Memory).
O dados são lidos da memória RAM e copiados para a memória Cache. Estando esses dados na Cache, o processador acede mais rapidamente a eles quando necessita.



A memória CACHE é encontrada em dois tipos (níveis):
Memória cache L1 – encontra-se dentro do processador ou cache interna. A sua capacidade pode ir até aos 128 Kbytes, divididos em duas partes (uma para dados e outra para instruções).
Memória cache L2 – encontra-se na motherboard ou dentro do processador (mais recentemente). Quando é externa, a sua capacidade depende do chipset presente na motherboard. Quando é interna, a capacidade varia de 128 Kbytes a 2 Mbytes.




As memórias estáticas são desenvolvidas segundo as seguintes tecnologias:
Asynchronous SRAM – utilizada a partir do 386, com frequência de funcionamento acima de 33 Mhz, com tempos de acesso de 20 a 12 ns (nanossegundos).
Synchronous Burst SRAM – considerada a melhor para computadores com frequência de funcionamento até 66 Mhz, com tempos de acesso de 12 a 8,5 ns.
Pipelined Burst SRAM – consegue trabalhar com frequências de funcionamento até 133 Mhz, com tempos de acesso de 8 a 4,5 ns.
Custom SRAM – consegue trabalhar com a mesma frequência de funcionamento do processador, com tempo de acesso de 400 Mhz.

Sem comentários:

Enviar um comentário